Trajetória da atleta Duda e os desafios da lesão de LCA
Em entrevista com a atleta Eduarda Caroline Suchek (Duda)– goleira da equipe de futsal @leoasdaserra, nos conta sua trajetória que iniciou aos 10 anos de idade, onde jogava bola com os meninos em uma escolinha perto da casa onde morava em Curitiba, sua cidade natal.
Com o apoio e incentivo dos pais e familiares, @dudasuchek iniciou sua carreira na equipe feminina entrando para o Coritiba Futsal, jogando na linha até completar seus 15 anos.
Em 2015, num desfalque no campeonato escolar, se dispôs a jogar na posição de goleira e então descobriu sua verdadeira paixão, passando a se dedicar todos os dias para se profissionalizar ainda mais na posição.
Uma descoberta que abriu inúmeras possibilidades e dentre elas a oportunidade de participar da peneira de uma grande equipe de SC – Leoas da Serra, no final de 2016. Realizou a inscrição, fez os testes e recebeu a grande notícia em ser aceita para atuar como goleira na seleção.
Aos 17 anos, Duda se mudou para Lages, Santa Catarina em busca de seus objetivos profissionais e vivenciou momentos incríveis dentro de uma modalidade esportiva que ganhou destaque no universo feminino com diversas conquistas como:
– Copa das Campeãs, primeiro campeonato feminino transmitido pela SportTV;
– Conquista do Intercontinental, onde fizeram um lindo jogo que ocorreu em Lages/SC como na disputa em Madri/Espanha.
– Defendendo pênalti contribuindo com a equipe para a conquista da Taça Brasil.
Sentindo a melhor sensação em ver o ginásio de esportes superlotado com 8mil pessoas dentro e 2 mil pessoas fora para acompanhar a equipe @leoasdaserra
Diante de tantas realizações na trajetória do time, em 2020 onde as expectativas eram grandes, assim como o mundo inteiro as meninas foram surpreendidas pela pandemia #covid_19 adaptando-se ao novo normal dentro dos ginásios e competições.
Foi quando em um dos treinos, faltando duas semanas para um jogo importante, uma lesão pegou de surpresa a atleta, trazendo os resultados de uma ruptura do LCA.
Duda conta que as primeiras semanas foram desafiadoras para assimilar tudo o que havia acontecido, em questões de segundos, seu objetivo não era mais focar nos treinos e sim em sua recuperação.
Traçando uma nova meta a atleta foi em busca do melhor tratamento, relatando que buscou a orientação de sua médica e do médico do clube que direcionaram Duda para o tratamento cirúrgico com o Dr. Lucio Ernlund pois já conhecia sua trajetória na reabilitação de atletas.
Com o apoio de seus familiares entrou em contato com o IJO para iniciar os processos para a operação e já na primeira consulta com Dr. Lúcio, ressalta sua satisfação: “Saí bem feliz e consciente do consultório, era tudo muito novo pra mim e uma das coisas que foram muito importante nesse processo inicial foi a confiança que o doutor me passou, reforçando o que as pessoas da área que o conheciam me passaram.”
No dia 20 de outubro de 2020 em meio a pandemia foi marcada a cirurgia e perguntamos como foi seu pós operatório e seu processo de recuperação: “ O meu pós operatório imediato foi um super sucesso, conseguia caminhar normalmente, dormir sem dor, o inchaço quase não existiu e todos que me viam elogiavam a cirurgia pela forma com que eu correspondia.
Esses elogios se estendem até hoje com toda a recuperação, todos os profissionais da área que eu converso me dizem que estou evoluindo rápido e bem.
Em todas as consultas mensais com o doutor Lúcio ele sempre foi muito sincero quanto a situação, me deixando consciente dos prós e contras com relação ao meu esporte e a minha fisiologia.”
Hoje, prestes a completar 5 meses de pós operatório, Duda relata que consegue fazer tudo normalmente, respeitando o tempo de cicatrização e buscando a recuperação muscular para retornar ao esporte e se dedicar inteiramente ao que ela mais ama fazer!
Duda deixa um presente como forma de gratidão ao tratamento realizado por Dr. Lúcio Ernlund que ressalta ao final da entrevista: “Nosso maior presente é a recuperação de nossa paciente Duda, atleta sensacional e dedicada que em breve estará conquistando muitos troféus para seleção de Futsal Feminino.”
🔹EQUIPE IJO APOIO E DEDICAÇÃO TOTAL AOS PACIENTES & ATLETAS!!!
_
Diretor Técnico Médico
DR LUCIO S R ERNLUND CRM 13519
Ortopedia e Traumatologia