MEDO DAS LESÕES EM ANO DE COPA DO MUNDO

Menos de 2 meses para iniciar os jogos da Copa do Mundo no Qatar 2022 e a lista dos atletas lesionados que já estão fora da disputa, infelizmente só aumenta.

2022 traz um ponto positivo devido a temporada europeia ter sido interrompida na metade da disputa na Europa e o inicio do mundial acontecer apenas em Novembro devida ao clima quente de Qatar, isto é, os jogadores estarão menos desgastados para participar da Copa do Mundo.

Mas, esse fato não garante a redução dos casos de lesão às vésperas da disputa mundial durante os treinos ou até mesmo nas partidas oficiais, como o exemplo em 2014, quando o atacante brasileiro Neymar Jr nas quartas-de-final, sofreu uma joelhada nas costas que resultou na fratura de uma vértebra lombar, afastando completamente o jogador dos campos e perdendo a oportunidade de participar do restante do Mundial.

Os acidentes em campo nem sempre podem ser evitados, mas o preparo físico e emocional pode fazer grande diferença para evitar possíveis lesões. Já que a ansiedade e o medo de ficar de fora do Campeonato Mundial são grandes fatores de risco, isso porque a vontade em defender seu país é tão grande que gera sintomas físicos, principalmente a tensão muscular, se tornando um grande vilão que deixa os músculos enrijecidos e mais propícios as lesões já que perdem a flexibilidade.

As lesões mais comuns em campo são:

🔷 Coxa | musculatura posterior ou anterior;
🔷 Joelho | ligamento cruzado anterior (LCA);
🔷 Tornozelo | tendões e ligamentos;

O preparo físico é importantíssimo, mas o cuidado com a saúde mental é fundamental. Assim como vimos recentemente durante as Olimpíadas, grande nomes renunciando as disputas para preservar a sua saúde, bem-estar e prevenir as possíveis lesões.

🏆Saber respeitar seus limites também é um ato vitorioso!
__
Diretor Técnico Médico
DR LUCIO S R ERNLUND CRM 13519
Ortopedia e Traumatologia