LESÃO DE MENISCO – ENTENDA MELHOR
Responsável por lubrificar, amortecer, estabilizar o impacto auxiliando os movimentos, essa estrutura cartilaginosa se encontra na região central dos joelhos.
Justamente por ter funções tão importantes e por ser uma cartilagem que é trabalhada até mesmo em atividades diárias como andar, agachar ou correr acaba se tornando uma região vulnerável as possíveis lesões até mesmo para quem não é atleta.
Assim como todas as lesões, o menisco pode ser afetado por trauma (pancada), por fadiga (repetição) ou por questões degenerativas (desgaste) podendo ou não apresentar sintomas de imediato e o que pode influenciar nesses casos é o quadro inflamatório.
Lesões mais significativas se tornam sintomáticas pois além da inflamação e dor nos joelhos geralmente estarão acompanhados de sintomas mecânicos como:
🔹 Estalos;
🔹 Bloqueio nos movimentos;
🔹 Sensação de instabilidade;
🔹 Inchaço e vermelhidão (em fases mais agudas).
Se você tem excesso de peso, artrite, artrose ou é uma pessoa sedentária saiba que pode se tornar um alvo fácil para possíveis lesões de menisco devido à sobrecarga nos joelhos.
Outras condições que levam a predisposição para as lesões de menisco são:
🔹 Alterações de formação – menisco discoide;
🔹 Lesão de LCA;
🔹 Atividades esportivas de alta intensidade; entre outros.
Por isso é muito importante prestar atenção aos sinais do seu corpo! Dor é um alerta para você procurar a avaliação de um especialista.
Se seus joelhos apresentam qualquer alteração por menor que seja, procure um médico ortopedista para ter um diagnóstico precoce, aumentar as chances de uma recuperação mais rápida e efetiva podendo até afastar a necessidade de uma intervenção cirúrgica.
🔷Cuide de você! Cuide da saúde das suas articulações!
__
Diretor Técnico Médico
DR LUCIO S R ERNLUND CRM 13519
Ortopedia e Traumatologia