ENTENDENDO AS FRATURAS

A maioria das pessoas já fraturou algum osso ao longo da vida! Seja por um trauma, pancada, acidente ou lesão esportiva! Mas você sabe diferenciar os tipos de fratura mais comuns?

🔹 Fechadas são aquelas que não lesionam a pele permanecendo dentro do corpo.

🔹 Expostas como o próprio nome já diz, são aquelas em que o osso chega a perfurar a pele abrindo brechas para uma possível infecção.

🔹 Articular: quando a parte do osso fraturado faz parte da articulação.

🔹 Estresse/ Fadiga mais comum nas articulações essa lesão pode ocorrer na vida de quem pratica algum esporte, devido aos movimentos repetitivos que causam um conjunto de microfraturas oriundas de trauma nos ossos.

🔹 Patológicas acontecem com pacientes que possuem um problema de saúde subjacente que atingem os ossos como: artrite, osteoporose, mieloma múltiplo, osteossarcoma, entre outros.

🔹 Complexas são fraturas que podem envolver vários ossos caracterizando um politraumatismo. Podem ocorrer danos em vários órgãos ao mesmo tempo e há necessidade de atendimento de emergência, pois, há grave risco de vida.

Por isso, quando alguém sofre algum tipo de acidente a primeira recomendação é manter a pessoa imóvel e não fazer nenhum movimento no membro afetado até a chegada dos paramédicos.

⚠️ Lembre-se de manter a calma! E procure um bom médico para fazer os exames necessários para sua boa recuperação!

Diretor Técnico Médico
DR LUCIO S R ERNLUND CRM 13519
Ortopedia e Traumatologia