ENTENDA MELHOR O QUE É OMBRO DO ARREMESSADOR
Se você é atleta de Arremesso, como Natação, Vôlei, Tênis, Handball ou Baseball deve ficar atento ao Ombro do Arremessador! Um problema comum para quem pratica esportes que exigem movimentos repetitivos com os membros superiores e que ao longo dos anos podem desencadear alterações no ombro.
Inicialmente os pacientes podem apresentar apenas uma pequena limitação no movimento sem demais sintomas! É nesse momento que o atleta, muitas vezes, posterga a avaliação médica, achando ser apenas uma exaustão muscular, dando continuidade aos treinos até que o quadro clínico de dor e desconfortos se agrava, prejudicando totalmente as articulações e tendões presentes na região.
A consequência é lógica:
🔹 Desconforto e Dor durante os treinos e jogos;
🔹 Limitações de movimento;
🔹 Dores noturnas;
🔹 Sensações de instabilidade;
🔹 Estalidos e sensações de bloqueios
Mas, como evitar?
Você já deve ter escutado a frase que se encaixa perfeitamente para esse caso: “Alongamento é vida!”
Sim, alongar várias vezes ao dia é uma importante recomendação para evitar os casos de Ombro do Arremessador, assim como trabalhar o fortalecimento muscular dos tendões do manguito rotador e dos músculos da escápula, sob orientação de um profissional especializado.
Mas se você já sente algum sinal em seu ombro, procure um médico ortopedista para uma avaliação e diagnóstico correto, pois o tratamento pode variar de acordo com o grau da lesão, desde a indicação de um programa de reabilitação para reequilíbrio e fortalecimento do manguito/escápula até mesmo uma intervenção cirúrgica para correção do problema, em alguns casos mais graves.
__
Diretor Técnico Médico
DR LUCIO S R ERNLUND CRM 13519
Ortopedia e Traumatologia