DR. LUCIO ERNULND EM ENTREVISTA PARA GAZETA DO POVO
Dr. Lucio Ernlund participa de entrevista para Gazeta do Povo com tema sobre Patins e Rollers – A febre dos adultos.
Confira o trecho da matéria:
Cuidados com os ossos
Você pode até lembrar de como fazia manobras incríveis na infância com seus patins, mas tome cuidado ao recriar essas cenas, segundo alerta Lúcio Ernlund, médico ortopedista, diretor do Instituto de Joelho e Ombro, em Curitiba, e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE).
“Apesar de ficar muito tempo sem praticar aquele esporte, talvez ela até consiga voltar a fazer os mesmos gestos, as acrobacias, mas são momentos diferentes da vida. O condicionamento era diferente e o corpo exige cuidado”, explica Ernlund, que também faz parte do quadro do hospital Santa Cruz.
Primeiro, tenha certeza que o corpo e os músculos estão bem condicionados, buscando uma academia ou outro exercício que trate da parte aeróbica e muscular. Isso garante que seu corpo esteja pronto para uma hora de patinação, sem tirá-lo do sedentarismo a uma vida ativa muito rapidamente.
“Priorize os aparelhos que evitam acidentes, como a proteção para joelho, cotovelo, capacete e punho. Essas áreas têm mais chance de sofrer uma fratura, porque são neles que a pessoa se escora quando cai para não bater a cabeça”, alerta o ortopedista.
As fraturas decorrentes de uma queda ou acidente nos patins variam de gravidade, podendo ir de uma imobilização até um procedimento cirúrgico, que exige a colocação de pinos.
Caso queira ler a matéria completa acesse: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/patins-rollers-febre-adultos-sedentarismo/