DEFORMIDADE ESPINHAL POR DR RODRIGO BOECHAT – CIRURGIA DE COLUNA

A camptocormia é um quadro de projeção do tronco para frente associado ou não à inclinação lateral deste, com escoliose e desequilíbrio sagital. A sua manifestação é predominantemente ortopédica com desequilíbrio do tronco na posição em pé, dificuldade para caminhar e dor lombar. Suas causas incluem doenças neurológicas como o Mal de Parkinson, miopatias (doenças primárias do músculo) ou distonias.

O tratamento da camptocormia é desafiador e geralmente a patologia se associa a mais problemas degenerativos da coluna como artrose e compressões dos nervos por conta do estreitamento do canal lombar. Infelizmente não responde a medicações e as cirurgias podem apresentar elevada morbidade.

Essa semana operamos um paciente de 71 anos, portador de Doença de Parkinson e deformidade da coluna vertebral que comprometia em muito a sua qualidade de vida. Riscos e benefícios de uma grande cirurgia foram medidos e foi planejada operação por uma única via, que pudesse estabilizar a coluna, corrigir a deformidade e liberar os nervos comprimidos. Executada a fixação da coluna a partir da 10a. vértebra torácica até o osso ilíaco, que oferece uma forte base de suporte para uma montagem tão longa e submetida a tantas forças torsionais.

Com a operação foi obtida uma coluna estável na posição de pé, com redução da escoliose, boa lordose lombar e tronco equilibrado.

Por Dr Rodrigo Boechat @cirurgiadecolunacwb
CRM 20072 | RQE 14422

Diretor Técnico Médico
DR LUCIO S R ERNLUND CRM 13519
Ortopedia e Traumatologia